Começando com o SparkMAX
O SPARK MAX é um controlador de motor que pode controlar motores DC com escova e motores DC sem escova. Vindo de fábrica, o MAX usa como padrão o modo Brushless e está pronto para acionar um motor NEO Brushless com sua interface PWM. Nesta seção estão incluídas as etapas básicas para fazer um motor girar usando o REV Hardware Client, bem como informações sobre como configurar seu SPARK MAX.
Recomendamos seguir este guia pelo menos uma vez para compreender os principais recursos do SPARK MAX. Este guia também pode servir como conteúdo em caso de qualquer problema enfrentado.
Antes de começar
Antes de seguir este guia, o REV Hardware Client deve ser instalado antes de continuar. O cliente é a melhor forma de verificar se o dispositivo está configurado corretamente e é necessário antes de utilizar a interface CAN.
Conectando o SparkMAX
Materiais necessários:
- Bateria 12V
- Disjuntor Geral de 120A
- PDP ou PDH (Power Distribution Panel ou Hub)
- SPARK MAX
- Motor com escova ou sem escova
- USB tipo C
Prepare os componentes:
Tábua de testes
Usar uma tábua de testes é uma maneira fácil de começar a usar o SPARK MAX e verificar as conexões e o código. Para a instalação inicial do SPARK MAX, recomenda-se uma bancada de teste com um único SPARK MAX, um motor sem escova ou com escova e uma PDP ou PDH devidamente conectado com disjuntor.
Conexões elétricas
Os fios de alimentação e do motor são permanentemente conectados ao SPARK MAX e não podem ser substituídos. Portanto tome cuidado para não cortar esses fios muito curtos. É altamente recomendado instalar conectores nesses fios para simplificar as conexões de alimentação e do motor. Um conector comum usado para essa finalidade é o conector Anderson Power Pole. Siga o guia da REV a respeito do Anderson Power Pole para obter dicas sobre como crimpar adequadamente esses conectores.
Conecte os cabos de alimentação integrados do SPARK MAX identificados como V+ (vermelho) e V- (preto) a um canal disponível na PDP ou PDH. Caso seja necessário estender o comprimento dos fios integrados, recomenda-se utilizar fio 12AWG ou maior (número de bitola do fio).
Conexão de motores
O primeiro passo é determinar o tipo de motor que você deseja conectar. O SPARK MAX suporta dois tipos de motores: DC com escovas e DC sem escovas. Uma maneira fácil de determinar o tipo de motor é observar o número de fios primários (maiores) do motor. Os motores escovados possuem apenas 2 fios primários de motor (vermelho e preto), enquanto os motores sem escova possuem 3 fios primários (vermelho, preto e branco) e fios de sensor menores a mais.
Conexões Motor NEO
Conecte os três fios do motor; vermelho, preto e branco, aos fios de saída do SPARK MAX correspondentes identificados como A (vermelho), B (preto) e C (branco).
Em seguida, conecte o cabo do codificador do NEO ou NEO 550 à porta identificada como ENCODER logo acima dos fios de saída.
Conexões com Motores com escova
Conecte os dois fios do motor, M+ (vermelho) e M- (preto), aos fios de saída SPARK MAX identificados como A (vermelho) e B (preto).
O terceiro fio de saída, identificado como C (branco), não é usado ao controlado um motor com escovo e deve ser isolado. Recomendamos amarrá-lo com um zip e cobrir a ponta com um pedaço de fita isolante. Não corte este fio caso deseje usar um motor sem escova no futuro. No exemplo abaixo, o fio extra do motor não utilizado é isolado pelo conector branco e preso no bloco.