Introdução ao Control Hub
- Começando com um Control Hub
- Conexão ao console de controlador do robô
- Atualizando configurações de Wi-Fi
- Conectando a Driver Station ao Control Hub
- Diagrama elétrico
- Próximas etapas
Começando com um Control Hub
Depois de receber um Control Hub é aconselhável desembalar o dispositivo, ligar o Control Hub, e começar o processo de configuração. Abaixo estão os materiais necessário para executar a inicialização do Control Hub e links para diferentes etapas do processo.
Seção | Sumário |
---|---|
Conexão ao console de controlador do robô | Para gerenciar o Control Hub (REV-31-1595) ou programar usando as linguagens de programação embutidas, um computador ou outro dispositivo Wi-Fo vai precisar se conectar ao Robot Controller Console. Sigas as etapas nesta seção para conectar seu Control Hub corretamente. |
Atualizando configurações de Wi-Fi | Uma das primeiras recomendações para os usuários do sistema de controle da REV é atualizar as configurações de Wi-Fi, especificamente o nome e a senha. |
Conectando a Driver Station ao Control Hub | Uma Driver Station é necessária no sistema de controle REV para executar o código remotamente. Esta seção percorre as etapas de conexão de uma Driver Station a um Control Hub. |
Diagrama elétrico | Mostra quais componentes de hardware se conectam a quais portas no Control Hub |
Próximas etapas | Depois que os componentes de hardware estiverem conectados ao Control Hub, as etapas básicas para começar foram abordadas. Esta seção aborda os próximos passos importantes que você deve seguir para trabalhar e manter seu sistema de controle. |
Materiais necessários
- Control Hub (REV-31-1595)
- Bateria Slim 12V (REV-31-1302)
- Driver Hub (REV-31-1596)
- Controlador com fio para PS4 (REV-39-1865)
- USB A fêmea para Micro USB (REV-31-1807)
- PC Windows que tenha REV Hardware Client
Materiais opcionais adicionais necessários para conectar um Expansion Hub:
- Expansion Hub (REV-31-1153)
- Extensão de cabo XT30 (REV-31-1392, incluído no Expansion Hub)
- Cabo de comunicação JST PH 3-pin (REV-31-1417, incluído no Expansion Hub)
Recomendação:
Utilize um adaptador OTG USB-C para realizar as conexões com seu Control Hub. Isso aumenta a vida útil do conector USB-C integrado ao Control Hub. Segue página mostrando o conector descrito aqui: Conector OTG USB-C
Conexão ao console de controlador do robô
Para gerenciar o Control Hub (REV-31-1595) ou programar usando as linguagens de programação embutidas, um computador ou outro dispositivo Wi-Fo vai precisar se conectar ao Robot Controller Console. O console de controle do robô é uma rede local criada pelo Control Hub para programar e gerenciar o dispositivo.
Esse exemplo assume que o usuário utiliza Windows 10 em seu sistema operacional. Se você não estiver usando o Windows 10, o processo de conexão a internet irá diferenciar. Veja a documentação do seu dispositivo para ter detalhes de como conectar a uma rede Wi-Fi.
Por padrão, o Control Hub tem um nome que começa com "FTC-" ou "FIRST-" seguido por 4 caracteres que são atribuídos randomicamente. A senha padrão para a internet é "password". Se algum deles for esquecido, existem algumas maneiras de recuperar ou redefinir a senha no Control Hub.
Existem dois meios para acessar o Robot Controller Console. O primeiro vai cobrir como acessar o Robot Controller Console com o REV Hardware Client. É recomendado usar o REV Hardware Client, pois isso irá permitir que o usuário acesse o Robot Controller Console por meio de uma conexão por cabo. A segunda maneira é acessar o Robot Controller Console por meio de um navegador.
REV Hardware Client
Baixe a última versão do REV Hardware Client e instale em um PC Windows
Ligue o Control Hub, conectando a bateria 12V (REV-31-1302) no conector XT30 identificado como "BATTER" no Control Hub.
O Control Hub está pronto para emparelhar com a Driver Station quando o LED fica verde. Observação: a luz pisca em azul a cada aproximadamente 5 segundos para indicar que o Control Hub está certo.
Inicie o REV Hardware Client. Uma vez que o hub esteja completamente conectado vai aparecer na página inicial do UI abaixo da aba de Hardware.
Depois de selecionar o hardware conectado, a aba Update vai aparecer. Selecione a aba Program and Manage. Isso fazer com que o Robot Controller Console seja construído no REV Hardware Client.
Nessa etapa é útil atualizar o sistema operacional do Control Hub, o aplicativo Robot Controller e o firmware do Hub.
Uma vez no Robot Controller Console, a página inicial do controle vai aparecer. No canto superior direito é o menu de navegação que vai permitir aos usuários acessarem o Blocks, OnBot Java, e páginas de gerenciamento.
Navegador Web
Com o Control Hub ligado, acesse o seletor de internet. Para dispositivos Windows 10, clique no ícone de internet no canto inferior direito da área de trabalho.
Procure pelo Wi-Fi que combine com o nome de protocolo do dispositivo.
Para ter certeza que você pode detectar o dispositivo correto, é recomendado que você primeiro realize a conexão em um local sem outros Control Hubs ativos ou redes Wi-Fi significantes.
Depending on your version of Windows or other theme settings your Wi-Fi Networks list may vary in appearance. Dependendo da versão do seu Windows ou outras configurações temáticas, sua lista de redes Wi-Fi pode variar em aparência.
Uma vez que você encontrou a rede alvo na lista, clique nela para selecionar e então aperte em Connect.
Coloque a senha da rede (nesse exemplo "password") e aperte em Next
As senhas diferenciam maiúsculas e minúsculas. Tenha certeza de que você esta escrevendo de forma que coincida com a forma da senha original.
Uma vez que a conexão esteja estabelecida, o estado é disponibilizado na configurações de rede do dispositivo.
Quando conectado ao Control Hub, o dispositivo conectado não terá acesso a internet. O acesso é apenas ao Control Hub.
Do Robot Controller Console os usuários podem atualizar as configurações de Wi-Fi, atualizar o sistema operacional e firmware, assim como programar o dispositivo. É fortemente recomendado que você passe pelas etapas acima antes de começar a programar.
Atualizando configurações de Wi-Fi
Uma das primeiras recomendações para os usuários do sistema de controle da REV é atualizar as configurações de Wi-Fi, especificamente o nome e a senha. Todos os COntrol Hub's da REV vem com um nome e senha de rede padrão. É útil mudar o nome e a senha especialmente em eventos onde se tem muitos COntrol Hubs operando, como um evento ou uma sala de aula. Mudar do padrão adiciona o elemento de segurança de rede de volta ao Hub, reduzindo assim o potencial acesso de fontes externas.
Com o lançamento da aplicação do controlador de robô 5.5 houve algumas mudanças no processo de alteração do nome, senha, canal e fruequência. Anteriormente as mudanças de nome e senha tinham de ser feitas separadamente. Cada mudança resetava a internet e o usuário precisa se reconectar a ela para mudar algo mais. Com a versão 5.5 todas as mudanças podem ser feitas de uma vez.
O Control Hub (REV-31-159) pode utilizar as frequeências Wi-Fi de 2.4GHz ou 5 Ghz. Na versão 1.1.1 do SO era configurado um canal padrão de 2.4 Ghz. A REV Rovotics avisa que durante a competição os times utilizem o canal de 5 Ghz para comunicação com o robô. Consulte a tabela abaixo para os dipositivos compatíveis com a Driver Station que podem operar em 5 GHz.
When using OS 1.1.2 the Control Hub operates by default on the 5Ghz band. To switch to the 2.4 Ghz band without the REV Hardware Client, see the Managing the Wi-Fi Network section. Na versão 1.1.2 do SO o Control Hub opera por padrão em 5 Ghz. Para mudar a frequência de 2.4 Ghz sem o REV Hardware CLient, veja a seção gerenciando a rede Wi-Fi.
fazer tabela.
A seção seguinte irá esclarecer como acessar a fazer mudanças com as configurações Wi-Fi. Essa seção vai usar o REV Hardware Client para mostrar como realizar essa mudanças. Uma vez que o usuário esteja conectado ao console do Robot Controller, seja pelo Hardware Client ou navegador, as etapas para acessar as configurações Wi-Fi são as mesmas.
The following steps assume that users have already connected to the Robot Controller Console. Please go to the Connect to the Robot Controller Console if this is not the case. As etapas seguintes assumem que os usuários já se conectaram ao console Robot Controller. Por favor, vá para Conexão ao console de controlador do robô se este não for o caso.
Etapas para atualizar as configurações Wi-Fi
No console do Robot Controller selecione o botão com o nome menu. Na imagem abaixo o botão é destacado por um quadrado laranja no canto superior direito.
A página de efrenciador é onde ficam as configurações de Wi-Fi. As etapas seguintes vão mostrar e examinar cada mudança que é feita. Tenha em mente o seguinte aviso enquanto segue as etapas.
Você vai precisar reconectar para a nova rede Wi-Fi depois de mudar o nome ou a senha. Isso é feito para qualquer conexão Wi-Fi, mas se você estiver acessando o REV Hardware Client por uma conexão USB o Hub vai permanecer conectado. No enquanto você pode precisar fechar e reabir o Hardware Client para ver essa mudanças.
Nem todos os aspectos das configurações de Wi-Fi precisam ser alterados. Se você precisar alterar o nome e a senha e não precisar mexer na banda ou canal Wi-Fi, deixe essas configurações como padrão e clique em Apply Wi-Fi settings.
Mudando o nome do Control Hub
Sob as configurações Wi-Fi, tem uma opção para mudar o nome do Control hub.
É útil mudar o nome do Control Hub para algo úncio, especialmente em ambientes onde tem múltiplos Control Hubs operando, como em um evento ou em uma sala de aula. Mudar do padrão adiciona o elemento de segurança de rede de volta ao Hub reduzindo o potencial acesso de fontes externas.
Para times FTC você vai precisar mudar o nome do padrão para o número do time - RC (exemplo: 99999-RC)
Alterando a senha do Control Hub
Sob as configurações de Wi-Fo, tem uma opção para mudar a senha do Control Hub. Não tem nenhuma restrição na senha. É aconselhável mudar do padrão, mas não é necessário mudar para nada complicado.
A senha padrão password é bem conhecida por usuários do Control Hub, visto que é o padrão para todos. Deixar a senha padrão significa reduzir a segurança da rede. Enquanto que mudar do padrão adiciona o elemento de segurança de rede de volta ao Hub, reduzindo o acesso a fontes externas.
Alterando a banda e canal da rede Wi-Fi
Como menciona na seção de introdução, o Control Hub é capaz de utilizar as bandas Wi-Fi 2.4 Ghz ou 5Ghz. Essa alteração também é feita nas configurações Wi-Fi.
O console do Robot Controller torna fácil mudar de 2.4 Ghz para 5 Ghz. É aconselhável ver a tabela de dispositivos android legais e as bandas Wi-Fi compatíveis para determinar em qual faixa operar.
Uma vez que banda Wi-Fi é escolhida, tem duas opções para lidar com os canais. Uma opção é deixar o Control Hub automáticamente escolher um canal. A outra é definir um canal específico. Ambas opções podem ser acessadas pelo menu abaixo da seção de canal Wifi em Configurações Wi-Fi.
É valioso saber como mudar a faixa e canal WI-Fi caso um técnico de um evento peça para mudar uma das configurações.
Conectando a Driver Station ao Control Hub
Quando você receber pela primeira vez seu Control Hub, você vai percisar conecta-lo a um dispositivo android compatível, como um driver hub. A seção seguinte desta página vai abordar como parerar uma Driver Hub ou smartphone Driver Station a um Control Hub.
Essa seção assume que você já tenha passado pelo processo de configurar seu dispositivo de Driver Stations. Se você não o fez, por favor, passe pelos seguintes guias para mais informações de como começar com a Driver Stations:
- Dispositivos android e bandas Wi-Fi compatíveis - Para saber quais são os dispositivos android que podem ser utilizados como uma Driver Stations.
- Começando com um Driver Hub - Para configurar um Driver Hub
- Configuring Your Android Devices - Para configurar um dispositivo android como Driver Station que não seja o Driver Hub.
Connecting the Driver Station with the Control Hub
Conectando a Driver Station a um Control Hub
O procedimento para emparelhar o Driver Hub e o Control Hub só precisa ser executado uma vez para cada conjunto de hardware. Se você trocar seu Driver Hub ou Control Hub, essse processo deverá ser repetido.
Etapas
Ligue o Control Hub, conectando a bateria 12V (REV-31-1302) no conector XT30 identificado como "BATTER" no Control Hub.
O Control Hub está pronto para emparelhar com a Driver Station quando o LED fica verde. Observação: a luz pisca em azul a cada aproximadamente 5 segundos para indicar que o Control Hub está certo.
Depois de ligar o Control Hub, siga o processo de conexão a um Driver Hub ou a um telefone para servir de Driver Station.
Driver Hub
Esta seção pressupõe que você tenha passado pelo processo de configuração do Driver Hub. Se este não for o caso, siga o processo Introdução ao Driver Hub.
Abra o aplicativo Driver Station na tela INICIAL.
No aplicativo Driver Station, clique nos três pontos no canto superior direito para abrir o menu suspenso.
Selecione, “Pair with Robot Controller”.
Selecione Wi-Fi Settings.
Nota: Na inicialização do Driver Hub, você será solicitado a se conectar a uma rede Wi-Fi com internet, por isso este Driver Hub já está conectado a uma rede. No entanto, agora o foco está na conexão com o Control Hub.
Selecione o nome da rede Wi-Fi gerada pelo seu Control Hub. O nome SSID padrão começa com “FIRST-“ ou “FTC-“. Neste exemplo queremos escolher nosso REV-DEMO Control Hub.
Digite a senha da rede Wi-Fi no campo de senha. O padrão é “senha”. Pressione CONECTAR. Após pressionar conectar, pressione a seta para trás na parte inferior do display até retornar à tela principal da estação do motorista.
Após alguns segundos, a página da Driver Station indicará o nome da rede, o tempo de ping e a tensão elétrica da bateria.
Seu Driver Hub está agora conectado a seu Control Hub!
Diagrama elétrico
Antes de configurar seu Control Hub, dispositivos devem ser conectados a ele. Abaixo tem um exemplo diagrama das conexões elétricas para mostrar sensores e atuadores usados com o Control Hub.
Para mais infomrações dos conectores e cabos usados com o Control Hub, veja os links abaixo:
XT-30 - Cabo de alimentação
JST VH - Alimentação do motor
JST PH - Sensor e RS485
Próximas etapas
Ser capaz de se conectar ao console do controlador do robô, conectar uma Driver Station a um Control Hub, e o básico da conexão de diferentes atuadores e sensores é apenas o começo. Esta seção foca nas próximas etapas do uso do sistema de controle da REV, incluindo uma introdução a programação e melhores práticas para gerenciar o Control Hub e as baterias Slim.
Começando com a programação
Agora que o Control Hub está configurado, estamos prontos para começar a programar o controle de um robô! A programação do olá robô diz as etapas necessárias para começar com a programação. O guia traz sugestões para escolher a ferramenta de programação certa, configurar seu robô e noções básicas de programação.
Para que o Control Hub se comunique adequadamente com os componentes de hardware, você deve executar um processo de duas partes conhecido como mapeamento de hardware. Uma das etapas mais importantes e comumente esquecidas ao iniciar a programação é a criação de um arquivo de configuração, que é a primeira parte do mapeamento do hardware. Um arquivo de configuração criado corretamente define cada componente com um nome exclusivo e um tipo de porta e número. Após anexar os componentes ao Hub, use a Driver Station para criar a configuração, antes de iniciar o programa.
Para obter mais informações sobre a importância do mapeamento do hardware e como configurar seu robô, por favor veja Olá Robô - Página de configuração
Adicionando um Expansion Hub
Dependendo da aplicação, mais motores, sensores ou servo podem ser necessários. Se seu robô precisar de mais motores, adicionar um Expansion Hub pode ser necessário. Adicionar um Expansion Hub adicionar a mesma quantidade de portas de dispositivos que um Control Hub (um adicional de 4 portas de motores, seis portas de servos, e todas as portas de sensores) ao sistema.
Configurando o Control Hub
Para verificar atualizações de software, você pode usar o REV Hardware Client.
O Control Hub e Expansion Hub são dispositivos atualizáveis. Quando um novo programa é lançado com novas características, erros arrumados, e mudanças específicas da temporada, os próprios usuários podem atualizar os dispositivos. Checar por atualizações de programa do início de Setembro e etão verificar a cada 6-8 semanas é recomendado. Para verificar por atualizações você pode usar o REV Hardware client ou ver na seção de configuração do sistema de controle da documentação.
Informações sobre como atualizar várias partes do programa para Control Hub, Expansion Hub e Driver Hub podem ser encontradas na seção Gerenciando o sistema de controle.
Melhores práticas para bateria
Para manter e cuidar da sua bateria, consulte as práticas recomendadas na página do produto da bateria 12V (REV-31-1302) ou nas informações abaixo. Isso incluí como guardar, carregar, e cuidar da sua bateria à longo prazo.
Todas baterias recarregáveis tem uma vida útil finita, Fatores que afetam a vida útil incluí o ciclo de descarga e carregamento e a carga média da bateria. As seguintes práticas podem ajudar a maximizar a vida útil da sua bateria:
-
Taxa de carregamento:
-
Minímo: 1.5A
-
Máxima: 3.0A
-
Recomendado: 1.8A or 2.0A
-
-
Não sobrecarregue
- Desconecte a bateria do carregador apenas quando indicar uma carga completa.
- Normalmente um carregamento não excede duas horas
- Não carregue a bateria se ela não foi significantemente descarregada.
- Por exemplo, operar o robô sob carga miníma por alguns minutos não vai descarregar a bateria significantemente.
-
Tensão miníma sem carga: 9.0V
- Descarregar a bateria além de 9.0V pode reduzir a vida útil da bateria e pode danigicar permanentemente as células.
- Quedas períodicas abaixo de 9.0V quando sobre carga são esperadas e aceitáveis.
- Por exemplo, não esqueca de desplugar a bateria depois que você terminou de operar o robô e não opere com o robô até que ele pare de responder!
-
Temperatura
- Deixe a bateria fria antes e depois de carregar.
- A bateria pode esquentar depois de uma carga pesada ou depois de carregar. Isso é normal.